Treinar-os-Conhecimentos-para-o-ENEM-1024x683

Para garantir o sucesso no ENEM é necessário muita dedicação e uma rotina de aulas, revisão de conteúdos e exercícios. Outro passo fundamental para mandar bem na prova, é incluir simulados do ENEM no seu cronograma de estudos. Quer saber por quê? Nós explicamos os motivos.

Domínio da Prova

entenda porque dominar a prova do enem é importantePexels.com

Diferente de outros vestibulares, a prova do ENEM tem estruturas únicas, com questões multidisciplinares que exigem muita interpretação. Ao fazer simulados no formato do ENEM você consegue entender o formato da prova, como as questões são escritas, quais padrões se repetem durante o exame e quais informações de cada enunciado você precisa prestar mais atenção.

Dominar o estilo da prova pode levar algum tempo e vários simulados, mas é super importante para resolver as questões de forma mais rápida, ágil e certeira.

Treinar o conhecimentos

Imagem Treinar os conhecimentos para o ENEM

Pexels.com

Método mais eficaz para exercitar os conteúdos estudados, os simulados do ENEM ajudam a descobrir quais áreas são seus pontos fortes e quais precisam de mais atenção.

A partir destes resultados, você vai adaptando sua rotina de estudos para se aprofundar mais no que ainda não dominou tão bem. É importante lembrar que mesmo as áreas nas quais você está arrasando merecem uma boa revisão de tempos em tempos.

Atenção redobrada

imagem texto atenção redobrada para o ENEMPexels.com

Por ser bastante extensa, ao todo são 180 questões mais a redação, a prova exige uma grande capacidade de concentração e dedicação. Fazer simulados com questões no modelo do ENEM é uma ótima maneira de treinar sua atenção e se acostumar com o tempo da exame, sem dar espaço para o cansaço!

Ao fazer os simulados, tente reproduzir ao máximo a situação da prova: escolha lugares tranquilos, deixe o celular de lado e tente responder todas as questões sem pausas. Fazendo isso, você identifica mais facilmente os momentos em que a concentração cai e cria seus próprios métodos para retomar o foco e gerenciar o tempo de prova.

Tchau, ansiedade

imagem texto ansiedade para o enemPexels.com

Na hora do exame é comum bater aquele nervoso. Praticar através dos simulados é uma das principais maneiras de driblar a ansiedade no ENEM, pois quanto mais acostumado com a prova você estiver, menos motivos tem para ficar ansioso.

Quando você conhece o formato da prova, tem uma estimativa do tempo que costuma levar para resolvê-la e sabe como os conteúdos serão cobrados, é mais fácil manter o controle. Com todos os estudos e simulados realizados durante o ano, você já está preparado para resolver questões nível ENEM de forma correta sem nem precisar dar aquela roidinha nas unhas.

Leia também: Como superar a ansiedade para o ENEM?

Depois de entender como é importante fazer os simulados do ENEM, é hora de revisar os conteúdos estudados e começar a fazer as provas dos anos anteriores. Além de treinar as questões, que tal
seguir um plano de estudos com aulas ao vivo, monitorias e correção das suas redações? Nos nossos cursos para o ENEM você encontra tudo isso e muito mais. Gostou? Então vem estudar com a gente!

Leia também

5 coisas que você precisa saber sobre o ENEM 2017
Me Salva!: por que somos um novo jeito de aprender?