Imagem Topo Post Edital ENEM 2017

Cheia de novidades, a próxima edição do ENEM vem gerando curiosidade e expectativa, mas isso está prestes a chegar ao fim, inclusive,
já chegou! O edital do ENEM 2017 acaba de sair e nós do Me Salva! dividimos todas as mudanças dessa nova edição em tabelinhas super explicativas.

Entre as principais alterações, estão a data da prova – que acontece nos dias 5 e 12 de novembro – e o fim da possibilidade de concluir o Ensino Médio através do ENEM. Confira as novidades:

 As mudanças na hora da Inscrição

Na hora de realizar a inscrição, sua atenção precisa ser redobrada! Informações que podiam ser apresentadas depois da inscrição –
como a necessidade de atendimento especial, por exemplo – agora devem ser solicitadas durante o este processo.

É importante lembrar que as inscrições do ENEM 2017 estarão abertas a partir de 8 de maio e vão até 19 de maio.
a Taxa de Inscrição deve ser paga até o dia 24 de maio em lotéricas, bancos ou agências dos Correios.

                    ENEM 2016        ENEM 2017
  Taxa de Inscrição A Taxa de Inscrição custava R$ 68,00. A taxa está 20% mais alta, custando R$ 82,00, e pode ser paga até o dia 24 de maio.
  Isenção da Taxa de      Inscrição Isenção garantida a partir de autodeclaração. Estudantes que solicitavam a Isenção e não compareciam à prova só precisavam justificar a ausência durante a inscrição do ano seguinte. Para os estudantes de escola pública que concluem o Ensino Médio em 2017, a isenção é automática. Só é preciso fornecer essa informação na hora do cadastro.

Já os estudantes de baixa renda podem garantir a isenção de duas formas: a partir do seu número de cadastro no CadÚnico ou comprovando a condição socioeconômica no ato da Inscrição. Se a solicitação não for aprovada, é preciso pagar o boleto até o dia 24 de maio.

Caso o estudante isento não compareça nas provas, em sua próxima inscrição terá que anexar documentos que justifiquem a ausência, como atestado médico, documento judicial ou boletim de ocorrência.

Solicitação de Tempo Extra de prova por problemas de saúde A solicitação de tempo extra podia ser feita durante a prova.

Entre os atendimentos especiais eram oferecidas provas em braille ou letra ampliada e tradutor-intérprete de Libras.

A solicitação de  tempo extra deve ser feita na hora da inscrição e precisa de um documento que comprove a necessidade.

Além das provas em braille ou letra ampliada e tradutor-intérprete de Libras, o atendimento especial conta com uma novidade: os concorrentes surdos podem participar de uma aplicação experimental em vídeo, com questões traduzidas em Libras.

Conclusão do Ensino Médio Disponível para pessoas acima dos 18 anos que alcançavam nota acima de 500 na redação
e pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas.
Não é possível concluir o Ensino Médio pelo ENEM. Agora é preciso fazer um teste específico para isso, o Encceja.

 

 

As mudanças na Prova:

De novas datas a caderno de provas personalizados, com o nome e número de inscrição dos estudantes, o edital ENEM 2017
também traz mudanças bem importantes sobre a prova. Confira:

                    ENEM 2016        ENEM 2017
  Datas das Provas Provas realizadas em um único final de semana. Provas serão realizadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro.Mesmo com as mudanças nas datas, os horários seguem os mesmos: portões abertos ao meio-dia e fechados às 13h. As provas iniciam às 13h30.
  Cadernos de Prova Cadernos de prova divididos por cores: branco, azul, amarelo e rosa. Ao preencher os cartões de resposta, o estudante precisava informar a cor do seu caderno de prova, isso era fundamental para a correção, e transcrever a frase da capa do caderno de questões para o cartão de respostas.  

Cadernos de prova e cartões de resposta personalizados com o nome do estudante e seu número de inscrição. Agora é só passar
as respostas para o cartão, sem se preocupar com a cor da sua prova!

Ainda é preciso transcrever a frase da capa do caderno de questões para o cartão de respostas.

Conteúdos por dia de Prova No primeiro dia, os estudantes respondiam questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. A prova tinha duração de 4h30.

Já no segundo, era a vez de Redação, Matemática e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. A prova tinha duração de 5h30.

 

A ordem dos conteúdos por dia foi invertida.

Os testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, que antes faziam parte do segundo dia de prova, agora passam para o primeiro dia, junto com Ciências Humanas e suas Tecnologias. A prova tem duração de 5h30.

No segundo dia, os candidatos responderão questões de Matemática e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. A prova tem 4h30.

 

 

O resultado do ENEM 2017 está marcado para o dia 19 de janeiro de 2018, com uma mudança na divulgação: o MEC
não anunciará mais o ranking por escolas.

Muitas novidades, né? Agora que você já sabe tudo sobre o edital do ENEM 2017 é só ficar atento às datas e estudar. Se você não começou ainda ou tá precisando daquele gás extra para se preparar para o ENEM, confere os nossos cursos preparatórios e vem ser ser nosso parceiro de estudos!

Banner Curso ENEM 2017 Intensivo

 Leia também:

Estudar do zero: como começar?
Da escola para o ENEM