imagem capa Post Como Estudar para o Enem

Lembrar das fórmulas de Física, treinar redação, ler o máximo possível! A preparação para o ENEM pode até assustar no início, mas relaxa que não é tão difícil assim. Para te ajudar nessa tarefa tão importante, nós trouxemos as principais dicas de como estudar para o ENEM e arrasar na hora da prova!

Saiba o que cai na prova

imagem ilustrativa tópico o que cai na prova do enem
 Pexels.com

Antes de começar sua maratona de estudos para o ENEM, liste os conteúdos que caem na prova. Assim, você consegue ter uma noção bem realista de quanto trabalho está por vir, quais assuntos tem mais afinidade e quais necessitam de atenção especial.

Além da teoria, o ENEM também cobra atualidades, então dedique um tempinho do seu dia para ler notícias ou assistir o jornal.

Leia também:
Raio-X do Enem: Matemática e suas Tecnologias
Raio-X do Enem: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Raio-X do Enem: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Raio-X do Enem: Ciências Humanas e suas Tecnologias

Monte (e siga) um plano de estudos

Imagem_ilustrativa_Monte_siga_um_plano_estudos
 Pexels.com

Para que você otimize seu tempo e não se esqueça de revisar alguma matéria, montar um plano de estudos personalizado às suas necessidades é fundamental para dar conta de toda a matéria que precisa ser estudada até o ENEM.

Comece listando todas as atividades importantes que você já tem durante a semana – aula, academia, trabalho – e então distribua as disciplinas e exercícios entre o tempo que está livre.

Na hora de organizar seu plano, dedique um horário para estudar cada uma das disciplinas, até mesmo as que você gosta menos. Está com dificuldade de montar seu cronograma? Então conheça o nosso plano de estudos personalizado.

Faça resumos

Imagem Ilustrativa tópico Faça Resumos
 Pexels.com

Elaborar suas próprias anotações sobre o material estudado é uma ótima forma de fixar o conteúdo e se preparar para o ENEM. Na hora de escrever, tente explicar a matéria com suas próprias palavras e organizar tudo da forma mais visual possível.

Vale abusar das cores e comentários, dividir as informações em tópicos, destacar palavras-chave ou criar mapas mentais.

Escreva redações

imagem ilustrativa tópico escreva redações
Pexels.com

Embora você só vá descobrir o tema da redação no dia do exame, quanto maior sua capacidade de argumentação, maior as chances de ir bem na prova! Para isso, tente escrever com frequência sobre os mais diversos assuntos.

Você pode intercalar entre temas de redação dos anos anteriores, assuntos atemporais e acontecimentos marcantes da semana. O importante é que ao falar sobre cada um deles, você construa uma argumentação coerente, que solucione o problema proposto pelo tema de redação.

Corrigir a redação é outro passo bem importante! A partir dos resultados você consegue medir seu desempenho e escrever textos cada vez melhores. Aqui no Me Salva! corrigimos os textos com base nos critérios da redação do ENEM.

Leia também:
Como corrigimos a redação do ENEM

Priorize os simulados

Imagem Ilustrativa tópico Priorize os Simulados para o Enem
Pexels.com

A prova do ENEM é diferente de todos os outros vestibulares, com questões que envolvem múltiplas disciplinas e exigem grande habilidade de interpretação. Para entender e dominar essa estrutura, os simulados devem fazer parte do seu dia a dia!

Ao resolver simulados, você consegue entender como as questões são escritas e quais padrões se repetem, testar os conteúdos estudados até então e treinar sua concentração e tempo de prova.

Para se acostumar com a estrutura do exame, comece inserindo algumas questões padrão ENEM nos seus estudos diários e, depois, passe a fazer o simulado inteiro. Ao resolver as questões, tente reproduzir ao máximo a situação da prova: evite pausas e não ultrapasse o tempo limite de prova.

Leia também:
Simulado Enem: por que fazer

Revise os conteúdos

imagem ilustrativa tópico Revise os Conteúdos
 Unplash

Para ter certeza que o estudo foi produtivo e você realmente aprendeu as matérias, destine um momento da rotina para revisão: leia seus resumos, faça novos exercícios e simulados. Se você perceber que algum dos assuntos não foi estudado o suficiente, é só colocá-lo novamente no plano de estudos.
Revisar os conteúdos também ajuda o cérebro a fixar melhor a matéria, o que é sempre muito bem-vindo, né?

Pronto, agora é só começar a estudar! Se estiver precisando daquela ajudinha extra para se preparar para o ENEM, vem estudar com a gente.

Leia também:
5 lugares (além da sua escrivaninha) para estudar
5 coisas que você precisa saber sobre o ENEM 2017