Imagem Topo Post 5 coisas que você precisa saber sobre o ENEM 2017

Ainda não sabe como fazer a inscrição, quais documentos são necessários ou como é a estrutura da prova? Então relaxa que nós vamos contar tudinho que você precisa saber sobre o ENEM 2017.

1. Datas das Inscrições e Provas

Imagem Ilustrativa Datas das Provas ENEM 2017
Pexels.com

Estar ligado nas datas é fundamental para garantir o sucesso no ENEM. A primeira que você deve marcar no calendário com muito destaque (vale anotar até na parede do quarto!) é a de inscrição. As inscrições do
ENEM 2017 acontecem entre os dias 8 e 19 de maio.

A segunda data é a das provas: pela primeira vez na história do ENEM, os testes serão aplicados em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro.

Depois disso, é só esperar até 19 de janeiro de 2018, data em que os resultados do ENEM 2017 serão publicados

2. Inscrições
Imagem Ilustrativa Inscrições ENEM 2017

Pexels.com

Com as informações do edital na ponta da língua, é hora de fazer sua inscrição! A inscrição do ENEM é feita exclusivamente pelo site oficial.

Para começar, você precisa do Documento de Identidade e do CPF. A partir daí, é só preencher todas as etapas do cadastro (do endereço à Língua Estrangeira que quer em sua prova).

Confira várias vezes se está tudo certinho e então imprima o boleto da Taxa de Inscrição. A taxa custa R$ 82,00 e deve ser paga em bancos, lotéricas ou agências dos Correios até o dia 24 de maio.

3. Local da Prova

Imagem Ilustrativa Locais da Provas do ENEM 2017     Pixabay.com

O local de prova de cada estudante está no Cartão de Confirmação de Inscrição, divulgado próximo à data da prova. Nele, você vai encontrar o endereço completo e o nome da instituição de ensino onde realizará as provas.

Para visualizar o Cartão de Confirmação, você precisa acessar a Página do Participante no site do ENEM utilizando o login e senha criados na hora da inscrição.

Com o endereço em mãos, uma boa dica é ir até o seu local de prova antes do domingo, assim você consegue ver o trajeto e tempo de deslocamento e evita os eventuais problemas que descobrir tudo isso no dia da prova podem causar.

4. Estrutura da Prova do ENEM

Imagem Ilustrativa Estrutura da Prova do ENEM 2017

 Pixabay.com

Ao todo, a prova do ENEM conta com uma redação e 180 questões objetivas de múltipla-escolha. As questões são divididas igualmente entre 4 áreas do conhecimento.

No primeiro dia de ENEM você vai escrever a Redação, além de responder os testes de Ciências Humanas e Suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Já no segundo dia, é a vez das questões de Matemática e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias.

Ficou em dúvida sobre o que essas áreas realmente significam? Nós simplificamos pra você:

Área Disciplinas
Ciências Humanas e Suas Tecnologias História, Filosofia, Geografia e Sociologia
Ciências da Natureza e Suas Tecnologias Química, Física e Biologia
Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Redação Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação
Matemática Matemática

A prova do ENEM também traz atualidades. Por isso, destinar um tempinho para se informar do que está acontecendo no mundo é sempre uma boa pedida!

5. Critérios de Avaliação
Imagem Ilustrativa Critérios Avaliação Prova ENEM 2017

 Pexels.com

A avaliação do ENEM tem como objetivo medir o conhecimento de forma precisa. Para isso, o cálculo considera não só o número de acertos, como também a dificuldade de cada questão e o acerto casual (aquele chute certeiro, sabe?).

Com base nas respostas obtidas em todas as provas, é desenvolvida uma espécie de escala da dificuldade das questões e, a partir dela, serão calculadas as notas mínimas e máximas.

Quanto à redação, os corretores avaliam o domínio da Língua Portuguesa, a compreensão da proposta, a capacidade do estudante de propor uma intervenção para o problema abordado e a argumentação baseada em informações e dados.

Agora que você já sabe tudo sobre o ENEM 2017, é hora de focar nos estudos. Não sabe por onde começar ou como se organizar? Então confira nosso plano de estudos personalizado.

Banner Curso ENEM 2017 Intensivo

 Leia também:

Hábitos para incluir na sua rotina de estudos em 2017!
Estudar do zero: como começar?