Agora chegou a hora de falarmos sobre a prova de Matemática do ENEM, que é uma das mais temidas por quem vai fazer o exame. Isso vem da dificuldade de compreensão da matéria, juntamente com o modo como a Matemática é cobrada na prova. Porém, o professor Alisson Hatsek garante que não há necessidade para pânico:

 

Os criadores da prova não querem impor exercícios impossíveis, mas testar sua capacidade de modelar e contextualizar os problemas matemáticos”.

 

aula2_Roman Mager – Unsplash.com

Segundo ele, o Enem tenta, através dos anos, mudar a ideia conteudista dos estudos para um aprendizado muito mais voltado para a compreensão de fenômenos através de reflexões e de raciocínio lógico.

 

A prova tem vários textos, gráficos, tabelas e desenhos que devem ser interpretados e, a partir dessa interpretação, resolvidos com ajuda de conhecimentos específicos em matemática.”

 

Um método infalível que ele dá para estudar é através da realização de muitos (MUITOS MESMO!) exercícios, principalmente nas áreas de maior dificuldade em matemática: “Como a prova segue quase sempre o mesmo modelo, uma excelente dica é refazer provas antigas de Enem passados, se possível cronometrando o tempo”.

 

Comecei a estudar agora! Por onde eu começo?!”

Alisson garante que, como o conteúdo é vasto, muitos estudantes podem perder o foco em meio à quantidade de assuntos. É importante saber quais são os assuntos que mais caem na prova de Matemática e suas Tecnologias, assim você pode mandar muito bem. Vamos ver?

Razão / Proporção / Porcentagem

Esses são, com certeza, os conteúdos mais importantes. Quem nunca ouviu falar da famosa Regra de 3? Alisson garante: Pois bem, usamos essa queridinha até na hora de cozinhar: se uma xícara de arroz serve duas pessoas, quantas xícaras de arroz preciso para servir 7 pessoas? Percebe a importância? Na prova, até em questões de outras matérias, como geometria, podemos acabar caindo em um problema envolvendo esses assuntos. Então dê a devida atenção a eles”.

Geometria Plana / Geometria Espacial / Trigonometria

O mundo é cheio de formas, de lados, de ângulos, de áreas e de volumes. Alisson afirma que “o Enem sempre busca algum tipo de aplicabilidade dos conteúdos da Matemática com o meio ambiente, por isso é importante saber como associar, calcular e comparar essas grandezas geométricas a um problema real, como a quantidade de telhas que preciso para o meu telhado ou o quanto de tinta preciso para pintar a minha casa”.

Funções / Equações

“Funções de primeiro grau e de segundo grau são bem recorrentes na prova do Enem. Não basta saber como calcular o valor de X (seja isolando-o, seja com Bhaskarão do Poder). Aqui, a interpretação gráfica também é valiosa. Quando uma função está crescendo ou decrescendo, os vértices da função e a associação dos valores de X e Y com o plano cartesiano são muito importantes para a resolução da questão.”

Probabilidade / Estatística / Análise Combinatória

“Como a análise de gráficos e distribuições são recorrentes no Enem, o conhecimento estatístico é essencial para saber ler e interpretar os dados, relacionando-os de maneira quantitativa e qualitativa com os eventos. Juntamente com a estatística, temos a probabilidade, que quantifica o acaso atribuindo um valor à chance de determinado evento ocorrer, e a análise combinatória. Por exemplo, qual a média da altura das pessoas que vão fazer o Enem? Qual a chance de 5 pessoas terem aquela altura média? Quantos grupos de 5 pessoas podemos formar com as pessoas que possuem a altura média?”

Progressões / Matemática Financeira

“Como PA e PG estão relacionadas com juros simples e juros compostos? Essa é uma forma que o Enem pode encontrar para contextualizar essas matérias. Afinal, dinheiro, investimento e juros são coisas do nosso cotidiano, então é plausível que haja alguma questão relacionada a esses conteúdos, mesmo de maneira indireta. A interpretação de problemas que envolvem lucro, receita ou o valor da base de uma função exponencial para calcular meias vidas (de bactérias ou do nosso próprio dinheiro)  é fundamental, pois a maioria das questões vai pedir algum tipo de interpretação.”

Se empolgou com todas essas dicas do professor? Aproveita pra assistir a aula ao vivo do Alisson, aqui! Para ele, quem tem dificuldade em matemática ou quem não tem disponibilidade para contemplar todos os conteúdos da prova poderá ter uma boa ideia de como será a avaliação de Matemática e suas Tecnologias. Além disso, ele ainda dá um recado pra galera:

 

Vem comigo e vamos detonar essa prova!”

 

Ah! Se além do conteúdo das provas você tiver alguma dúvida sobre o Enem, confira o nosso Guia, aqui!

Acompanhe o blog e continue por dentro das dicas que os professores do Me Salva! dão sobre as provas do Enem! 🙂