Novembro está cada vez mais perto e começa a bater aquele pânico: o Enem está chegando! Preparamos um Raio-X das provas com o que você precisa saber para se dar bem. Respira fundo e vem com a gente!

 

O que eu devo estudar? O que vai cair na prova? – 

 

Teremos um post sobre cada área de conhecimento e, de quebra um deles explicará como o Método de Avaliação do ENEM (Teoria de Resposta ao Item -TRI) funciona. Ah, e se você ainda tiver alguma dúvida sobre como o Enem funciona, confere aqui no nosso Guia!

 

Começamos com o Raio-X da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias com os professores André, Andressa e Vinícius! – 

 

Perfil da prova

O professor André Corleta dá a dica: as questões do Enem são produzidas pensando na aplicação prática dos conteúdos e são, em sua maioria, focadas no Brasil (como utilização de índices brasileiros nas questões de Matemática, por exemplo).

A prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias conta com 45 questões: em média 15 por matéria. É uma prova que contextualiza as questões com abordagem do cotidiano, notícias, descobertas científicas, acontecimentos recentes e etc. Uma característica  dessa prova é a separação de conteúdos, isto é, não há questões interdisciplinares. O enunciado das questões pode apresentar assuntos que envolvam diferentes matérias entretanto o conteúdo para responder será específico de uma das disciplinas que compõem a prova (biologia, química ou física).

 

E lembre-se: você terá no máximo 3 minutos para resolver cada questão (e isso inclui o tempo para preencher a grade de respostas). – 

 

O que estudar!

1 Jesse Orrico – Unsplash.com

Biologia

A professora Andressa Helrighel conta que o perfil da prova de biologia no Enem tem mudado bastante nos últimos anos. Ela tem sido mais objetiva e as questões foram redistribuídas em relação aos conteúdos, antes muito concentradas na ecologia. 

Os assuntos Ecologia, Fisiologia e Genética foram apresentados de forma mais equilibrada nas últimas três provas, então te puxa nestes conteúdos!”

 

É sempre bom lembrar dos tópicos recentes no mundo da Biologia:  Em 2016, o nascimento da ovelha Dolly (te liga na clonagem!) completou 20 anos; a técnica CRISPR/CAS9 (edição gênica); o rompimento da barragem de Mariana e o vazamento da lama no oceano; Zika e microcefalia, Dengue, Chikungunya.

Física

O professor André afirma: dê ênfase nos estudos sobre ondulatória (frequência e velocidade das ondas, ondas mecânicas), na Mecânica Newtoniana (cinética, interpretação dos movimentos, forças) e na eletrodinâmica (circuitos com lâmpadas, fusíveis).

Química

O professor Vinícius Millán dá as dicas para a prova de Química: “Não deixe de estudar química orgânica, equilíbrio químico, cálculos químicos e assuntos relacionados a química ambiental, por exemplo, a chuva ácida. A prova aplicará esses conceitos usando notícias, histórias, tarefas do dia a dia”.

Ficou curioso(a) e quer saber ainda mais? Aproveita pra assistir essa aula ao vivo aquiNão perde essas e outras dicas aqui no blog 🙂