Quem aí curte ler? ☝☝☝

Os livros são uma fonte incrível de conhecimento, além de ferramentas fundamentais para ajudar você a estudar, desenvolver o senso crítico, a interpretação de texto e o vocabulário. Mas como tornar a prática da leitura ainda mais proveitosa e criativa? 📚

 

Nesse post da categoria Dicas de Estudos, vamos te mostrar como criar um Clube do Livro. Bora! – 

 

1Foto: Huffington Post/Getty Images.

O que é, o que é?

O Clube do Livro é uma prática bastante comum nos Estados Unidos – você já deve ter visto em algum filme ou série – e consiste na formação de um grupo de pessoas que escolhe um livro, lê e se reúne regularmente para debater a história.

 

A troca de ideias é uma boa técnica para fixar conteúdos e aprimorar a compreensão! –

 

Como começar?

Antes de mais nada, você precisa ter bem claro qual é o componente básico de um Clube do Livro: o comprometimento. Para que a coisa ande e não se torne apenas uma boa ideia abandonada, você deve se empenhar e se envolver, mantendo o ritmo dos encontros.

Próximo passo: convidar amigos que curtam ler e que também estejam dispostos a participar! Não adianta chamar alguém que você goste, mas que não está muito disposto. Isso pode prejudicar as pessoas que estão realmente interessadas e botar o projeto por água abaixo.

Um Clube do Livro não deve ser muito cheio, pois isso favorece a perda do foco. Um grupo com no máximo cinco integrantes é o mais aconselhável, inclusive pela questão da organização dos encontros.

Como escolher o livro? 📖

Você pode fazer isso democraticamente. Peça que cada membro leve duas ou três sugestões de livros e faça um sorteio. Quem for sorteado apresenta um breve resumo das opções. A obra que será lida e debatida pode, então, ser eleita por meio de uma votação. 🗳 Na próxima rodada, você sorteia apenas quem ainda não fez indicações, e assim por diante.

 

Procure começar com um livro mais light, não tão extenso, pra testar a sincronia do Clube. –

 

O grupo também pode determinar o foco do Clube do Livro por gêneros: acontecimentos históricos, clássicos da literatura, romances, ficção científica, política, best-sellers contemporâneos, etc. Depois, é só estipular um período para a leitura – um mês, por exemplo – e marcar o encontro.

E o local dos encontros?

Escolha um local onde o Clube do Livro possa ter privacidade e conforto. Pode ser na casa de um dos membros, em um centro cultural da cidade, no pátio da escola, numa livraria-café, em um parque/praça, ou onde vocês se sentirem à vontade. Não precisa ser sempre no mesmo lugar!

 

A tecnologia está aí pra nos ajudar, mas a essência de um autêntico Clube do Livro está no encontro presencial, no olho no olho e no calor da troca de palavras. 🗣 – 

 

Você pode usar as redes sociais pra manter vivo o espírito do Clube do Livro. Crie um grupo no Facebook, faça posts motivacionais, crie um evento com a data do próximo encontro e estimule os membros a postarem trechos do livro que acharam interessantes durante a leitura. Essa é uma boa forma de manter o grupo ativo! 📱 💻

Como debater?

É importante que exista algum tipo de ordem pra que a coisa não vire bagunça. Estipule uma sequência para que cada integrante tenha a sua vez de falar sobre suas impressões, do que não gostou e o que amou na história. Saiba ouvir!

 

O debate é um bom recurso para exercitar o respeito às diferentes opiniões. –

 

Discussões calorosas podem surgir, além de um debate de ideias muito valioso para desenvolver pontos de vista que você talvez nunca tenha pensado. De resto, deixe fluir a liberdade da conversa.

Curtiu a ideia de criar um Clube do Livro? Ler e debater com os amigos é uma ótima estratégia para aprender e se divertir ao mesmo tempo! 😊 Confere outras dicas de estudos e até o próximo post!