Capa Post Como Estudar com Pouco Tempo

O fim do semestre chegou e, com ele, vem o desespero de toda a matéria acumulada que está batendo na porta. É aí que as noites sem dormir emendam uma na outra, a lista de provas e fórmulas parece não ter fim e você promete que, se sobreviver, vai fazer diferente da próxima vez.

Para te ajudar a estudar no desespero de fim de semestre, nós montamos uma lista com 5 dicas de como estudar com pouco tempo. Perfeito, né? Então respira fundo e vem com a gente que ainda dá tempo!

Hora da organização!

Hora da Organização Imagem Post
Pexels.com

Passado o nervosismo inicial, é hora de você listar todos os conteúdos e provas que ainda terá pela frente, com as datas de cada um. Assim, você consegue ter uma noção completa de tudo que ainda precisa fazer, quais são os testes mais próximos e os conteúdos chave que precisa estudar (já que o tempo é curto pra repassar toda a matéria).

A partir dessas informações, monte um cronograma de estudos, distribuindo tudo o que precisa estudar nos horários e datas que tem disponível. Aplicativos como o Wunderlist, o Todoist e o próprio Google Agenda podem te ajudar a organizar os estudos na rotina de forma bem prática.

Aproveite os pequenos espaços de tempo

Aproveite os pequenos espaços de tempo imagem post
Pexels.com

Se você acha que para o estudo fluir é preciso ficar sentado na frente dos cadernos por horas, saiba que qualquer tempo pode ser aproveitado, até mesmo aqueles 5 minutinhos pós almoço!

Já que o espaço de tempo é pequeno, o estudo precisa ser prático: prefira repassar fórmulas ou criar breves mapas mentais com os itens chave do conteúdo. A tecnologia pode ser uma aliada nesse momento, ao invés de ficar preso no trânsito olhando para o nada, você pode assistir uma aula do Me Salva! pelo seu celular, por exemplo. Veja cada minuto como uma possibilidade!

Cuide de você

Cuide de Você Imagem Post Ilustrativo
Pexels.com

Esqueça aquela história de que virar noites sem dormir e beber muito café vão ser a solução dos seus problemas! Isso só vai te deixar cansado e diminuir sua concentração. Você pode até diminuir as horas de sono, mas precisa de um tempo para descansar e recarregar as energias.

A alimentação também deve ser sua aliada nesse momento: troque as infinitas xícaras de café por água e chás e aqueles lanches fáceis (doces, pizza, etc) por opções saudáveis, como frutas e barras de cereais.

Leia também:
8 maneiras de espantar o sono na hora de estudar

Divida os estudos em teoria e prática

Divida os estudos entre teoria e prática Imagem Post
Pexels.com

Embora resolver exercícios seja uma ótima forma de praticar o conteúdo e se preparar para as provas, reservar um tempo para entender a teoria também é importante. Isso porque entender a base de cada matéria facilita ainda mais na hora de interpretar e resolver questões!

Para otimizar os estudos e garantir o aprendizado, vale repassar as anotações de aula, montar resumos e esquemas, ensinar para si mesmo ou assistir vídeoaulas.

Leia também:
Os benefícios do estudo intercalado

Concentração é tudo!

Concentração é tudo_Imagem Ilustrativa Post
Pexels.com

Estudar de última hora é uma tarefa bastante estressante. Além da constante luta contra o tempo, o cansaço e o número de matérias que ainda precisam ser revisadas pode assustar. Para que todo o seu esforço não seja em vão, a concentração é indispensável.

Procurar lugares tranquilos e se livrar de distrações são as principais maneiras de manter o foco nos estudos. Para quem tem uma rotina corrida e precisa estudar no lugar que estiver disponível, uma boa dica é respirar fundo e limpar a mente o máximo possível antes de começar.

Está precisando de lugares criativos para estudar? Confira 5 lugares além da sua escrivaninha que podem ser bons pra você.

É isso! Agora é só seguir sua lista de conteúdos e se jogar nos estudos que logo o semestre acaba e já dá pra colocar todas as séries em dia! Se precisar de um parceiro de estudos para encarar essa maratona com você, nós vamos te ajudar a aproveitar ao máximo o tempo que ainda resta, com as ferramentas que vão salvar o seu semestre / ano.

Leia também:
Estudar do zero: como começar?
Banner Engenharia Promo Final de Semestre