Agora que as notas do Enem estão na mão, chegou a hora de se preparar para fazer sua inscrição no Sisu. E aí você se depara com as notas de corte (insira uma música dramática aqui).

 

As inscrições vão de 24 a 27 de janeiro. Não esqueça! 😉 – 

 

As suas notas no Enem serão utilizadas no Sisu e o cálculo pode ser feito de duas formas, dependendo da universidade.

Tá, mas como eu calculo a minha média?

Média simples: todas as suas notas (Redação, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias) serão somadas e o valor total será dividido por 5, obtendo uma média simples.

Média ponderada: nesse caso, um peso diferente é atribuído para cada matriz e depois se efetua a divisão, considerando os pesos. O importante é que cada universidade dá pesos diferentes para cada curso. Para saber os pesos de cada prova do Enem para o seu curso pretendido, você precisa acessar o edital de cada universidade.

giphy.com

Para ter uma ideia de como os pesos podem ser diferentes em cada instituição, saca só os exemplos que a gente reuniu de diferentes universidade do país:

Medicina

 

Universidade 

 

Redação

Matemática e suas Tecnologias

Ciências da Natureza e suas Tecnologias Ciências Humanas e suas Tecnologias Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

UFRJ (campus RJ)

3 1 2 1 3

UFRJ (campus Macaé)

3 1 2 2 2
UnB 1 4 4 2 2
UFRGS 2 1 2 2 3

Direito

 

 

 Universidade

 

 

Redação

 

Matemática e suas Tecnologias

 

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

 

Ciências Humanas e suas Tecnologias

 

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

UFRJ (campus RJ) 3 1 1 2 2
UnB 1 2 2 4 4
UFRGS 1 2 1 3 3

Aqui a gente percebe que um mesmo curso pode ter notas de corte bem diferentes, conforme o peso que dá para determinadas matérias do Enem.

A dica é:

Você pode consultar as notas parciais durante todo o período de inscrições do Sisu! Ou seja, você pode acompanhar as notas de corte todos os dias e, se perceber que a sua nota está abaixo do mínimo exigido para concorrer à vaga que você quer, pode trocar de curso ou universidade, aumentando suas chances.

 

O sistema do Sisu permite que você faça quantas mudanças quiser durante o período de inscrições e considera a última opção gravada no sistema. – 

 

Você também pode bolar uma estratégia de inscrição seguindo as nossas 7 dicas para mandar bem. 😉


giphy.com

Com as suas médias calculadas, você pode utilizar o nosso Simulador de Notas do Sisu! Para entender como ele funciona, é só clicar aqui. Ah, e se você ainda tiver alguma dúvida sobre o Sistema de Seleção Unificada, acesse o nosso Guia do Sisu!

Curtiu nossas dicas? Esperamos que você tenha mandado MUITO bem!