Terminou o semestre, o verão está aí e você está precisando de uma folguinha dos estudos, certo? Nós preparamos uma lista de atividades legais que você pode fazer, nas cinco regiões do Brasil, para espairecer e curtir essa estação linda. Vem com a gente em mais um post do Conexão Cultural! ☀

Região Sul

1. Planeta Atlântida

Quem curte música e praia não pode perder o Planeta Atlântida. Nos dias 3 e 4 de fevereiro, na praia de Atlântida, no Rio Grande do Sul, vai rolar o maior festival de música do sul do país  que acontece desde 1996.

Mais de 2 milhões de pessoas já passaram pelas bilheterias do evento, que contou com shows históricos de Tim Maia e Mamonas Assassinas. Pelos seus palcos já passaram artistas internacionais como: Offspring, Sublime with Rome, Ke$ha, Capital Cities, Ne-Yo, Marky Ramone, Men at Work, Taio Cruz, Pitbull, S.O.J.A., Fito Paez, DJ Tiësto e Fatboy Slim.

 

Para 2017, o festival não deixa a desejar: Jason Mraz, Anitta, Wesley Safadão, O Rappa, Tiago Iorc, Karol Conka com Gabriel o Pensador, Marcelo D2 e Sain, Projota, Onze 20, Emicida e Ultramen fazem parte das atrações do evento. –

 

Você pode ir acompanhando os preparativos do festival e se animando para a festa seguindo o Instagram e o Facebook do festival. 😉

2. Porto Verão Alegre

De 7 de janeiro à 19 de fevereiro a arte invade Porto Alegre. Se você não curte praia ou não vai poder viajar, não significa que você vai ficar sem ter o que fazer no verão!

Em seu 18º ano de existência, o evento promete uma intensa programação de peças de teatro, com atuação de artistas mais conhecidos e de artistas independentes, além de preços bacanas que não pesam muito no bolso.

porto

Material de divulgação do projeto. Facebook. 

A programação conta com peças como Bailei na Curva, lançada originalmente em 1983 e uma das peças de maior sucesso no Estado; Dez(quase)Amores, uma comédia baseada no livro de Claudia Tajes lançado em 2000, e GPZ Gaza, indicada a diversos Prêmio Açorianos de Teatro.

O espetáculo de abertura será “Caio do Céu”, com Deborah Finocchiaro e Fernando Sessé, nos dias 07 e 08 de janeiro no Theatro São Pedro.  Você pode conferir a programação do evento aqui e se atualizar pelo Facebook do Porto Verão Alegre.

3. Festa Pomerana

Realizada na cidade de Pomerode, em Santa Catarina, a 34ª Festa Pomerana celebra a cultura brasileira de origem alemã em meio a muita música, chope, dança, gastronomia, história e diversão.

 

Pomerode é considerada “A cidade mais alemã do Brasil” e o evento comemora o aniversário do município. Entre os dias 12 e 22 de janeiro de 2017, desfiles, competições de práticas típicas dos colonizadores alemães, comidas e muita música típica vão rolar. –

 

Você pode se atualizar na programação através do site oficial e do Facebook.

9A festa Pomerana comemora o aniversário do município de Pomerode, considerada a cidade mais alemã do Brasil. Pomerode Online.

Região Nordeste

1. Carnaval de Olinda

O Carnaval de Olinda, em Pernambuco, é conhecido pelos desfiles dos Bonecos de Olinda  bonecos coloridos de mais de dois metros de altura que saem às ruas junto com os foliões. Quem curte muitos dias de folia e procura diversão garantida, não pode perder!

 

Realizado no Centro Histórico de Olinda, reúne milhões de foliões durante os dias de carnaval, com cerca de 500 grupos carnavalescos. Em 2016, juntou mais de 2,8 milhões de pessoas nas ruas de Olinda. –

 

Considerada a maior festa popular do mundo, tem sua história entranhada com o surgimento de agremiações na cidade, como o Clube Carnavalesco Misto Lenhadores, fundado em 1907, e o Clube Carnavalesco Misto Vassourinhas, de 1912, ambos ainda presentes nos carnavais atuais.

5O carnaval de Olinda é famoso por seus bonecos gigantes. Prefeitura de Olinda.

O carnaval de Olinda preserva as tradições da folia pernambucana e nordestina. Centenas de agremiações carnavalescas e tipos populares desfilam pelas ruas e ladeiras da Cidade Alta. São clubes de frevo, troças, blocos, maracatus, caboclinhos, afoxés, trazendo a mistura dos costumes e tradições de brancos, negros e índios.

Os bonecos gigantes são o diferencial do carnaval de Olinda. Na Terça-Feira Gorda um feriado festivo comemorado com festas e desfiles em muitos países cristãos. É o último dia antes da Quarta-Feira de Cinzas, que marca o início da Quaresma , eles se reúnem entre os largos do Guadalupe e do Varadouro. Os bonecos são uma herança europeia e têm sua origem nas procissões do século XV, quando bonecos acompanhavam os cortejos religiosos. O primeiro boneco a sair às ruas de Olinda foi o Homem da Meia-Noite, em 1932.

2. Exposição “Bestiário Nordestino”

 

O fantástico, o absurdo, o delirante. Esse imaginário, de bases medievais, que constrói identidades e encanta até hoje.”

 

A exposição “Bestiário Nordestino” propõe um olhar sobre o universo fantástico através da ótica do cordel e da gravura (tradicionais e contemporâneos), que conta, entalha e imprime o grotesco do mundo. A Multigaleria do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (em Fortaleza/Ceará) conta com mais de 40 obras de 19 artistas do Nordeste.

2Uma das peças expostas no “Bestiário Nordestino. Divulgação.

3. Parque Ambiental Encontro dos Rios

O Parque Ambiental Encontro dos Rios, em Teresina, no Piauí, é uma boa pedida para curtir o pôr do sol com os amigos. Tem como principal atração dois mirantes para contemplar o rio Poti desaguar no Parnaíba.

Além disso, o local possui um grande complexo cultural, com produções artísticas, restaurante flutuante, pontos para prática da pesca e espaços que destacam o folclore da região. E ainda por cima a entrada é gratuita! 😀

Região Sudeste

1. Cordão da Bola Preta

O Cordão da Bola Preta é o mais famoso bloco de carnaval de rua do Rio de Janeiro. Foi fundado por Álvaro Gomes de Oliveira (Caveirinha – na foto, no centro, em pé), Francisco Brício Filho (Chico Brício), Eugênio Ferreira, João Torres e os três irmãos Oliveira Roxo, Jair, Joel e Arquimedes Guimarães, em 1918.

1A galera do Cordão da Bola Preta com o estandarte. Cordão da Bola Preta.

 

A história do bloco conta que foi Caveirinha quem pensou no nome “Bola Preta” ao ver passar uma linda mulher com vestido branco com estampa de bolinhas pretas. Para os fundadores, a ideia do carnaval de rua é que a folia permanecesse democrática. Em 2016, mais de 1 milhão de pessoas pularam junto com o bloco. –

 

Para quem curte um carnaval de rua, não dá pra perder o bloco mais tradicional do Rio de Janeiro. Saiba mais sobre a programação do bloco aqui!

2. Lollapalooza

Quem disse que o verão acaba com o carnaval? Pra quem curte música (muuuita música), o Lollapalooza é uma ótima ideia: dois dias cheios de atrações internacionais para curtir em São Paulo.

 

O evento ocorre no finalzinho de março e promete grandes estrelas como Metallica, The Strokes, Duran Duran, The XX, The Weekend e muitos outros. – 

 

Você pode se atualizar através do Instagram e do Facebook do evento.

3. 20ª Mostra de Cinema Tiradentes

A Mostra Tiradentes é o maior festival de cinema de Minas Gerais. Lançado em 1998 com um público de 7500 pessoas, em 2016 recebeu cerca de 35 mil pessoas. Na edição passada, o tema foi Espaços em Conflito, com homenagem a Andrea Tonacci. Madrepérola, de Deise Hauenstein, foi o curta premiado pelo júri popular. Geraldinos, de Pedro Asbeg e Renato Martins foi vencedor na categoria de longa metragem.

6Público lotado assistindo a um dos filmes da mostra de cinema. Uol.

O mais legal é que as atividades, que vão do dia 20 a 28 de janeiro de 2017, são gratuitas. A programação oficial ainda não foi divulgada, mas promete muitos filmes, oficinas e arte.

Acompanhe o Facebook do evento!

Região Norte

1. Exposição Fotográfica Orgânicos

A exposição fotográfica Orgânicos é de autoria de Luciana Magno e está em cartaz no Espaço Cultural Banco da Amazônia, em Belém, no Pará. A mostra apresenta registros em fotografia e vídeo focados no corpo e em ações performáticas, discutindo questões políticas, sociais e antropológicas.

 

O trabalho de Luciana reflete o mapa político do estado do Pará e também utiliza os recursos da natureza como ferramenta estética. –

 

A mostra vai ficar aberta à visitação até 13 de janeiro, das 9h às 15h, no Espaço Cultural Banco da Amazônia.

4Exposição Orgânicos, de Luciana Magno. Divulgação.

2. Caminhada pela praia do Araxá

Para um passeio relaxante com os amigos, a Praia do Araxá pode ser uma boa ideia. Localizada na Orla do Rio Amazonas, a Praia do Araxá fica distante 4 quilômetros do centro de Macapá. Com areias escuras e água barrenta do rio, é um ponto turístico da cidade, com bares, quiosques, quadra de futebol e vôlei.

7A Praia do Araxá, ponto turístico de Macapá. Estradas e Caminhos.

3. Arvorismo em Manaus

Para quem curte esporte e aventura, o arvorismo é uma boa dica! A atividade consiste na travessia de um percurso suspenso entre plataformas montadas nas copas das árvores.

 

Você pode praticar a atividade dentro da cidade de Manaus, em árvores antigas de até 70 metros de altura. – 

 

A prática é acompanhada de guias e com materiais de segurança. Uma boa chance para se conectar com a natureza e observar a floresta de outra perspectiva.

Região Centro-Oeste

1. Monólogos de Gêneros

Matheus Nachtergaele e Mateus Solano interpretam personagens do sexo oposto em uma vídeo-instalação – é uma forma de arte contemporânea que combina tecnologia de vídeo com Instalação (arte) fazendo com que todos os aspectos do ambiente afetem o público – da artista visual holandesa Diana Blok. A obra reúne seis artistas brasileiros e holandeses e discute identidade de gênero, preconceito e discriminação.

 

A obra foi criada em parceria com o pesquisador de mídias digitais Pawel Pokutycki e reúne atores e atrizes que interpretam textos escritos originalmente para personagens do sexo oposto. Juntos eles interpretam textos de William Shakespeare, Tom Lanoye, Anton Chekhov, Antonin Artaud, Martin Luther King Jr., Maria Cecília Nachtergaele, Tennessee Williams e Marilyn Monroe. –

 

2. Oficina de Aquarela em Seda

Para quem curte “colocar a mão na massa”, no dia 14 de janeiro de 2017 pode participar da oficina de aquarela em seda ministrada pela artista mato-grossense Elieth Gripp. Ela vai ensinar como confeccionar lenços exclusivos utilizando a técnica de pintura em seda com sal. A oficina vai ser realizada no Museu de Arte de Mato Grosso (MAMT), em Cuiabá.

8Trabalho de aquarela em seda. Prince.

Além disso, você pode aproveitar para conhecer a exposição Imagens, com obras de Elieth Gripp e da artista francesa Anne-Sophie Laugier, que segue aberta à visitação até o dia 28 de janeiro de 2017. Ao todo, 55 obras das duas artistas compõem o acervo exposto no piso superior do MAMT.

3. Município Bonito

Para quem curte um programa mais natural, o Município de Bonito, no Mato Grosso do Sul, é a melhor pedida.

No Balneário Municipal da cidade você pode curtir as cristalinas do Rio Formoso, que permitem uma visão nítida de peixes de cores e tamanhos variados. Além disso, o local dispõe de quadra de vôlei de areia, lanchonetes e sorveteria.

 

Você também pode praticar arvorismo, no Cabanas Arvorismo, em um circuito com 20 atividades diferentes, obstáculos e tirolesas. – 

 

3 Imagem aérea do Balneário Municipal de Bonito. Prefeitura de Bonito.

Um passeio de bicicleta também é uma opção para quem gosta de se exercitar! O Bike Tour no Rio Sucuri possui cerca de 2 horas de duração em meio à mata fechada. É possível observar animais da região e no final do percurso há uma parada para um banho de cachoeira.

Se liga na Agenda!

Música

  • O que: Planeta Atlântida
  • Quando: 3 e 4 de fevereiro de 2017
  • Onde: SABA – Atlântida/RS
  • $$: R$ 180,00 (por dia na arena) | R$ 370,00 (por dia no camarote) | R$ 280,00 (passaporte na arena) | R$ 580,00 (passaporte no camarote)
  • Mais info

Teatro

  • O que: Porto Verão Alegre
  • Quando: de 7 de janeiro à 19 de fevereiro de 2017
  • Onde: Porto Alegre
  • $$: preços variam conforme as peças. Consultar programação
  • Mais info

Festa Típica

  • O que: 34ª Festa Pomerana
  • Quando: de 12 à 22 de janeiro de 2017
  • Onde: Pomerode/SC
  • $$: de domingo à quinta-feira: R$ 10,00 | Sexta-feira e sábado: R$ 20,00
  • Mais info

Carnaval de rua

  • O que: Carnaval de Olinda
  • Quando: de 24 de fevereiro a 1º de março de 2017
  • Onde: Centro Histórico de Olinda
  • $$: depende do abadá
  • Mais info

Exposição

  • O que: Bestiário Nordestino
  • Quando: até 30 de dezembro de 2016, de terça a domingo, das 14h às 21h
  • Onde: Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema|Fortaleza/CE
  • $$: gratuito
  • Mais info

Ao ar livre

  • O que: Parque Ambiental Encontro dos Rios
  • Quando: quartas a domingos, 24h
  • Onde: Rua Des. Flávio Furtado – Olarias
  • $$: gratuito
  • Mais info

Carnaval de rua

  • O que: Cordão da Bola Preta
  • Quando: ainda não divulgado
  • Onde: Av. Rio Branco, Centro | Rio de Janeiro
  • $$: ainda não divulgado
  • Mais info

Música

  • O que: Lollapalooza
  • Quando: 25 e 26 de março de 2017
  • Onde: Autódromo de Interlagos – São Paulo/SP
  • $$: por dia R$ 270,00 (meia entrada) e R$ 540,00 (inteira) | Passaporte: R$: 460,00 (meia entrada) e R$: 920,00 (inteira)
  • Mais info

Cinema

  • O que: Mostra de Cinema Tiradentes
  • Quando: de 20 à 28 de janeiro de 2017
  • Onde: Tiradentes/MG
  • $$: gratuito
  • Mais info

Fotografia

  • O que: Exposição Fotográfica Orgânicos
  • Quando: até 13 de janeiro de 2017. Das 9h às 15h
  • Onde: Espaço Cultural Banco da Amazônia. Av. Presidente Vargas, 800. Belém/PA
  • $$: gratuito
  • Mais info

Esporte

  • O que: Caminhada pela praia do Araxá
  • Quando: todos os dias
  • Onde: Orla do Rio Amazonas – Macapá/Amapá
  • $$: gratuito
  • Mais info

Esporte

  • O que: Arvorismo em Manaus
  • Quando: o ano todo
  • Onde: Manaus/AM
  • $$: R$: 350,00 para 2 pessoas (meio dia de escalada)
  • Mais info

Vídeo-instalação

  • O que: Monólogos de Gênero
  • Quando: até 2 de janeiro de 2017 (exceto terças-feiras), das 09h às 21h
  • Onde: Centro Cultural Banco do Brasil – Galeria 4. (SCES Trecho 2, Lote 22). Brasília/DF
  • $$: gratuito
  • Mais info

Oficina

  • O que: Aquarela em seda
  • Quando: 14 de janeiro de 2017, das 13h às 17h
  • Onde: Museu de Arte de Mato Grosso, Palácio Paiaguás – Rua C, s/n – Centro Político Administrativo. Cuiabá/MT
  • $$: R$ 10,00
  • Mais info

Natureza

  • O que: Município de Bonito
  • Quando: o verão todo
  • Onde: Bonito/MS
  • $$: consulte as diferentes atividades
  • Mais info

E aí, curtiu nossas dicas de programação cultural no verão? Nos conta o que você curte fazer na sua cidade! E não deixa de conferir nossos outros posts no Conexão Cultural.