Às vezes, tudo o que a gente precisa é de um pouco de inspiração, certo? Ou quem sabe, uma nova forma de ver as coisas, uma perspectiva diferente da nossa. Que tal arejar a cuca e abrir a mente sem ter que sair de casa?

Você provavelmente já deve ter ouvido falar do TED (do inglês, sigla para Tecnologia, Entretenimento, Design). O TED é uma série de conferências e palestras realizadas pela fundação Sapling, dos Estados Unidos, sem fins lucrativos, cujo lema é:

 

Ideias que merecem ser disseminadas”

 

O grupo foi fundado em 1984, mas a primeira conferência aconteceu somente em 1990. Suas apresentações são limitadas a dezoito minutos, e com a disseminação da internet, os vídeos se tornaram extremamente populares.

Inicialmente as conferências tinham ênfase nas áreas de design e tecnologia, mas com aumento da popularidade, diversos outros temas passaram a ser tratados nas falas dos convidados. Entre os palestrantes das conferências estão Bill Clinton, Al Gore, Gordon Brown, Richard Dawkins, Bill Gates, os fundadores da Google e diversos ganhadores do Prêmio Nobel.

 

A gente selecionou 5 palestras do TED pra te inspirar e abrir a mente para novas perspectivas. Confere! – 

 

1. Como tomar escolhas difíceis – Ruth Chang

Quantas vezes você não teve que tomar uma escolha muito difícil? Devo prestar vestibular para Direito ou Administração? Que carreira eu devo seguir? Onde eu devo morar? Será que eu termino o meu relacionamento?

A filósofa Ruth Chang afirma que as grandes decisões podem nos trazer muita agonia, isso porque nós estamos tratando essas decisões da maneira errada. Dá uma olhadinha no que a Ruth tem a dizer sobre esses difíceis momentos das nossas vidas.

ted.com

2. Eu sou filho de um terrorista. Eis como eu escolho a paz – Zak Ebrahim

Em tempos de violência e intolerância – seja pela cor da pele, etnia, religião, política – a fala de Zak Ebrahim é um sopro de ar fresco. Falando de sua experiência pessoal, como americano e filho de um terrorista condenado, criado em um ambiente dogmático e cheio de ódio, ele conta sobre como escolheu um caminho diferente.

ted.com

3. Dentro da mente de um mestre da procrastinação – Tim Urban

Noites inteiras olhando vídeos e links aleatórios no Youtube e na Wikipedia, fazendo maratonas de séries no Netflix, e os estudos, trabalhos ou tarefas ficam acumulando e o prazo final bate na nossa porta.

De forma leve e divertida, Tim Urban fala de seu (e nosso) problema com a procrastinação, nos encorajando a pensar em maneiras de lidar com esse obstáculo.

ted.com

Além desse TED, se liga no nosso post sobre a Técnica Pomodoro pra te dar uma forcinha extra contra a procrastinação! 💪

4. A história do nosso mundo em 18 minutos – David Christian

Com muitos dados e ilustrações, David Christian narra a completa história do universo, desde o Big Bang até a internet, em 18 minutos de tirar o fôlego. Ele nos inspira a olhar a realidade através de um ângulo amplo, enxergando a vida e a humanidade em toda a sua complexidade dentro da linha do tempo dos mais de 13 bilhões de anos do universo.

ted.com

5. Eu não sou a sua inspiração, muito obrigada – Stella Young

Com leveza e bom humor, a comediante e jornalista Stella Young fala sobre sua vida como cadeirante e o fato de que “isso não a torna automaticamente uma nobre inspiração para a humanidade”. Sua fala é impactante ao mostrar como a sociedade vê e trata os deficientes físicos de outra perspectiva.

ted.com

E aí, curtiu nossas dicas? Esperamos que essas falas tenham te inspirado de alguma forma. Conta pra gente o que você achou e se tem algum TED que te inspira! 😉