6

Seja pelo conteúdo, seja pela repercussão que gera, sem dúvida a televisão ainda é um dos principais meios de comunicação do nosso país. Informação, entretenimento e os assuntos do momento seguem fazendo parte da rotina da tv aberta e da nossa vida. 😉

A televisão surgiu na década de 1950 no Brasil, trazida por Assis Chateaubriand, jornalista e famoso empresário no período. Na época era um verdadeiro encontro social assistir tv, já que as pessoas se reuniam na casa de quem tinha o aparelho. Hoje, 97% dos lares do país tem televisão e, embora os celulares não saiam das nossas mãos, o controle remoto ainda não perdeu espaço!

 

Tá zapeando por aí?! Dá uma pausinha na novela e curte esses programas também! –

 

1. Roda Viva

Um clássico da televisão, transmitido pela TV Cultura de São Paulo e por TVs educativas do país. Desde 1986, com o finalzinho do Regime Militar, a emissora abriu espaço para a apresentação de ideias sobre temas de interesse da população.

6Membros da Mídia Ninja respondem às perguntas dos jornalistas. Reprodução.

Toda semana o programa recebe um convidado que é questionado por uma roda de jornalistas de diferentes veículos. Vai ao ar nas segundas, às 22h, hora de Brasília.

 

Entrevistas do Roda Viva são um ótimo conteúdo para ficar ligado nas atualidades cobradas pelo vestibular. –

 

2. Altas Horas

Desde os tempos de Programa Livre (exibido pelo SBT na década de 90), Serginho Groisman não perde o prestígio entre os jovens. Com uma plateia repleta deles, o programa recebe artistas, músicos e bandas para trocar ideia e ouvir muita música.

8Altas Horas, da TV Globo, vai ao ar aos sábados. Divulgação.

Atualmente, o quadro que entrevista um anônimo vítima de preconceito ou que pertença a alguma minoria tem ganhado bastante destaque.

Neste vídeo, um menino filho de um casal lésbico foi um dos destaques do ano. Vimeo.

Há também um bate-papo com uma sexóloga que rende informação e, claro, risadas. Se o sábado não é de balada, uma boa alternativa é curtir o Altas Horas, que inicia perto das 23h, no horário de Brasília.

3. Estação Plural

Universo LGBT e muito debate. O programa Estação Plural, da TV Brasil, conta com três participantes fixos, todos ligados ao mundo LGBT: a cantora Ellen Oléria, o jornalista Fernando Oliveira e a integrante da banda, Mel Gonçalves.

 

A cada semana o programa recebe um convidado especial que conversa sobre comportamento, política e temas da comunidade LGBT. –

 

É a pedida das segundas-feiras, dez da noite, horário de Brasília. Para saber qual o canal da TV Brasil na sua cidade, clique aqui.

Uma das campanhas feitas pelo programa. Youtube.

4. Programa do Porchat

Com a aposentadoria de Jô Soares, uma corrida de talkshows (programas de entrevistas) tomou conta da tv aberta. E quem tem se dado bem nessa é Fábio Porchat. Com entrevistas engraçadas e muita música, o humorista tem agradado a audiência.

Se você estiver sem sono, vale conferir as peças que Porchat prega nos artistas. O programa rola de segunda a quinta, 00h15.

Um dos momentos que marcaram o programa, Belo e Gracyanne em luta de sumô. Youtube.

5. A Liga

Talvez o programa nem tenha um público fiel, mas basta aquela zapeada na terça à noite (22h30, em Brasília) e, se você passar pela Band, certamente irá parar um pouquinho para ver A Liga. A atração apresenta temas que chamam atenção, como o funk, as ruas, a vida de bilionários e pautas como prostituição.

Na sexta temporada, Maria Paula e Guga Noblat se juntaram aos veteranos Thaíde e Mariana Weickert.

3Esse ano, uma surpresa: Maria Paula como nova integrante. Divulgação.

6. Masterchef

Quem iria imaginar que uma competição entre cozinheiro(a)s seria tão badalada?

 

Pois então, o reality da Band é sucesso de público e de comentários no Twitter. Mesmo que você não assista, as redes sociais tratam de contar! –

 

Para além das panelas, o programa ainda reserva algumas polêmicas: na edição Profissionais, para alguns telespectadores, a vencedora apresentou um “discurso feminista”. Mesmo que a própria Dayse tenha negado o posicionamento, a postura da chef fez com que ela ganhasse fãs e haters.

5Marcelo e Dayse, finalistas do embate das terças às 22h30. Divulgação.

7. The Voice

Outro reality show que mexe com a emoção é o The Voice. Seja a versão adulta ou kids, o programa apresentado por Tiago Leifert rende muitas lágrimas! Inclusive, as do próprio apresentador!

Com Claudia Leitte, Carlinhos Brown, Lulu Santos e Michel Teló no time de jurados, a atração é sucesso quando a disputa de novos cantores entra no ar nas quintas, às 22h15.

A competição revelou nomes como Ellen Oléria e Lucy Alves, que já estreou como atriz na novela Velho Chico, também da emissora, interpretando a personagem Luzia. As atuações de Claudia Leitte são muito comentadas pelos telespectadores e acabam virando meme na internet. Seja tomando fora de participantes ou fazendo versões de Led Zeppelin

Depois dos adultos, agora é a vez da criançada dar show aos domingos, 13h. Com a apresentação de André Marques, eles são avaliados por Ivete Sangalo, Victor e Leo, e Brown.

O cubano Alexey, um dos sucessos da última temporada dos adultos. Youtube.

8. Chaves

Isso! Isso! Isso! Isso! Isso!” Pra quem não estava ligado, o famoso El Chavo, o Chaves, ainda é veiculado pelo SBT. A comédia que aborda as interações de um grupo de pessoas que mora em uma vila fez e ainda faz sucesso pelo mundo.

Aqui no Brasil, os fãs precisam acordar às 9 horas no domingo para relembrar os episódios que marcaram a infância. Esse é o horário que o programa tem passado, mas… se tratando do canal do Silvio Santos, tudo pode mudar!

2Tinha que ser o Chaves! O programa surgiu no México, em 1971 . Divulgação.

9. Malhação

No ar desde 1995, Malhação tem feito parte das tardes de uma galera. Ainda que muita gente não acompanhe, chegar em casa e assistir Malhação faz parte!

A novelinha da Globo já revelou muitos talentos e apresenta novos atores a cada temporada. Há sempre a tentativa de renovar as histórias para que elas retratem temas mais próximos dos jovens. E você, acha que essa ideia tem funcionado?

1Na temporada atual de Malhação, a primeira protagonista negra. Divulgação.

10. Esquenta

4Esquenta, o programa mais colorido da televisão. Reprodução.

Se você não teve oportunidade de assistir ao Esquenta nos domingos à tarde (14h, hora de Brasília), parece que esta temporada foi a última chance. Há rumores de que o programa de Regina Casé sairá da grade da Globo.

O que é de se estranhar, já que o Esquenta parecia ser um grande sucesso. Com destaque para a cultura da periferia, a atração reunia artistas, assuntos, culturas e cores.

11. Jogo Aberto

A Band sempre foi reconhecida por ter programas de esporte, mas a desenvoltura dos participantes do Jogo Aberto virou um diferencial. Apresentado por Renata Fan e com a presença dos ex-jogadores Denilson e Neto, a zoação é garantida a partir das 11h da manhã.

Muitos criticam o modo como o programa trata de futebol – a forçação de barra , mas a maioria se identifica, pois é a flauta ao estilo dos torcedores, de segunda a sexta na televisão!

A colorada Renata Fan chora com a queda do time. Youtube.

12. Profissão Repórter

Especialmente pra quem curte Jornalismo, o programa pode ser muito interessante.

 

A busca por reportagens detalhadas é o objetivo da equipe de jovens profissionais comandada pelo jornalista Caco Barcellos. –

 

7Em 2016, o programa completou 10 anos no ar. Divulgação.

Além de abordar temas que têm pouco espaço na televisão, como direito à moradia, transexualidade e conflitos internacionais, o programa ainda dá uma ideia da busca pela notícia e o processo por trás das câmeras para produzir uma reportagem.

Uma pena que passe tão tarde! O programa é exibido depois do futebol, nas quartas-feiras, perto da meia noite, horário de Brasília.

E aí, o que achou da nossa seleção de programas? Tem opções pra todos os momentos, pra relaxar ou pra se informar sobre temas atuais. Televisão é assunto, seja no vestibular, nas redes sociais ou no cotidiano. Conta pra gente o que você costuma assistir! Até mais. 😉